sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Potengi realizou dia de Reis no Sassaré

O Mestre Antonio Luiz, líder e brincante do Reisado do Sassaré de Potengi realizou o tradicional Dia de Reis. O Reisado do Sassaré vem resistindo há mais de 60 anos e é um dos raros grupos de brincantes que fazem uso de mascaras, reisado de caretas como também é conhecido na tradição. O grupo já participou também de apresentações da banda Ferréros que é uma mistura de baião, hip hop, regional e rock e uma das inovações musicais do Cariri. Esse ano o Mestre Antonio Luiz ganha o apoio da Secretaria de Cultura de Potengi, através do atual Secretário do Município, Jefferson Luiz "Bob", o qual tem forte ligação com o reisado do Sassaré, por ser integrante da Banda ferréros e amigo pessoal do Mestre. O atual prefeito Samuel Carlos acreditando no potecial cultural que tem o município está criando essa secretaria para fortalecer as manifestações existentes e dar espaços para novas atividades culturais. Conforme Jefferson Luiz a intenção é fortalecer a atuação do reisado em Potengi enquanto expressão de resistência da cultura popular da terra dos ferreiros. O Dia de Reis (dia 06 de janeiro) foi comemorado no terreiro Capela do Sítio Sassaré.

3 comentários:

  1. é bom saber que agora no potengi tem uma secretaria que da cara ao municipio pois estava faltando esse incentivo para a nossa molecada e a grandiosa cultura popular.estamos passando por um processo de desinteriorização e por isso temos que levantar a autoestima principalmente do nosso povo sofredor da zona rural. e.s.

    ResponderExcluir
  2. gostei de ver!
    até que enfim entregaram o poder a quem merece
    já fazia tempo que torcia por essa molecada da cultura e fico feliz por ver que eles estão cumprindo o prometido e honrrando seus idéais!
    boa sorte nesta batalha e parabens BOB, ADRIANO, EDSON E companhia.

    Ednelson Mendes
    crato-ce

    ResponderExcluir
  3. Tive o privilégio de assistir os caretas no dia seis, gostei muito da brincadeiras. Bom trbalho Bob você é um cara que tem visão, parabéns Secretaria de Cultura por seus projetos brilhantes.
    É nois mano.
    Silvino Vila Velha - E.S

    ResponderExcluir