terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Teatro se Fortalece na Cidade de Potengi

Vivemos um novo momento na cultura potengiense, agora é a vez do Teatro, a Associação Cultural Xique-Xique, conversou com jovens interessados em atuarem como atores e atrizes, e surge a Companhia de Artes Cênicas Fulô da Catingueira, já ensaiando sua primeira peça, uma história toda construída no universo sertanejo, onde os atores entram em cena com uma prosa toda rimada, o cordel é de autoria de membros da companhia, o que já fortalece o trabalho autoral e afirma mais uma vez a criatividade do povo potengiense. Acreditando no potencial do grupo a Secretaria de Cultura do Município em parceria com o SESC-Crato disponibilizarão uma oficina que vem para contribuir com essa nova safra de artistas, que aparentemente farão o Potengi brilhar muito no cenário do Teatro.
Na oportunidade, as bem sucedidas parcerias com o Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri e o SESC-Crato abrilhantaram esses mês de aniversário da cidade, no dia 02 de Setembro recebemos o grupo Louco em Cena da cidade de Barbalha com a peça: Boi e Burro a Caminho de Belém, que foi apresentada na calçada da igreja matriz de São José, e no dia 14 recebemos o grupo Ninho de Teatro, com a peça: Avental todo sujo de ovo, que foi exibida na escola Menezes Pimentel. Com toda essa movimentação Cênica a cidade se ilumina e cria expectativas para um futuro turistíco e cultural, além de acreditar na nova leva de artistas que prometem muito.
Em conversa com o Dep. Federal Chico Lopes, o Sec. Municipal de Cultura, Jefferson (Bob), fala da necessidade de um teatro no município, o Deputado que tem contribuído muito para o desenvolvimento local solicita um projeto para empenho de emenda, o Prefeito Municipal, Samuel Carlos, também se propôs a empenhar força na aquisição desse novo espaço de entetenimento para a população potengiense.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Encontro da Cultura Popular no Sassaré


O domingo do dia 28 de agosto foi comemorado no Sítio Sassaré. Fechando o mês do Folclore, o Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Cultural Xique - Xique, realizaram um grande encontro de culturas populares, o Mestre Antonio Luiz recebeu em Terreiro o Mestre Cicinho do Reisado Manoel Messias de Juazeiro do Norte e Mestre Cirilo com o Maneiro Pau do Crato, foi um domingo de festa e conversas descontraídas, os brincantes passeavam pelos terreiros do Sítio Sassaré, e o público presente satisfeito com tanta diversidade cultural, o que amplia os horizontes para que o movimento cultural potse ainda ganhe cada vez mais espaço.
Na oportunidade do evento, estiveram presentes o Prefeito Municipal Dr. Samuel, o Dep. Federal Chico Lopes, o Juiz da Comarca de Potengi Dr. Welliton, a Vereadora Ivete, Dr. Normando e a comunidade do Sassaré, o Juiz que se coloca a disposição da Cultura, solicitou ao Secretário Municipal uma conversa para o desenvolvimento de projetos voltados para a Cultura e Esporte, Chico Lopes enfatiza a importancia desses grupos de tradição e solicita visita do Secretário à Brasilia, com projetos também voltados para essa área, e o Prefeito Samuel, grande apoiador da Cultura, sendo o criador da Secretaria Municipal em sua gestão, agradece a presença dos visitantes e parabeniza o Banco do Nordeste pela parceria de fundamental importancia, em nome do Gerente do Centro Cultural Lenin Falcão.
O movimento que começou por volta das 10:30h inicou com apresentação do Reisado juazeirese Manoel Messias, em seguida o Mestre Cirilo e seus brincantes de Maneiro Pau que fazem emboladas com assuntos cotidianos e regionais, a brincadeira foi fechada com o Reisado de Caretas do Sítio Sassaré, o grupo de casa com sua folia e corre corre arrancou gargalahdas do público presente, e foi nesse movimento descontraído que recebemos um Encontro de Culturas Populares.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Documentário contará história da música em Potengi

A cidade de Potengi tem sua Cultura característica, marcante e traços únicos, do Reisado às danças Quilombolas, da renda de bilro à delicada arte em flandres, e o marcante tirinete dos ferreiros que corta as madrugadas potengienses.
Hoje a cidade mais uma vez vira cenário de documentário, na oportunidade, será retratada a música, os movimentos que costuraram a trilha sonora da história da cidade, alguns extintos como movimento, outros nascendo com suas caracterísitcas modernas, e todos, com uma particularidade de serem feitos por potengienses, nascidos aqui, ou amantes desse lugar, que aqui vivem.
A música de Potengi, que nos anos 70 teve forte expressão e presença em toda região, passando pelos boêmios, os forrós e sambas de sanfona, chegando aos tempos de guitarras e sons eletrônicos, se mantiveram por décadas, e serão contadas e relatadas pelos protagonistas desses movimentos.
Um trabalho de Rosemberg Sousa e Jefferson (Bob), que pretendem finalizá-lo e exibi-lo em local público nas comemorações da semana do município, e transformar esse trabalho em fonte de inspiração e pesquisa, para estudantes, músicos, admiradores e contenporâneos de cada movimento.
Entre as histórias relatadas no documentário, destacam-se Chico Eliazar, Cicero Galdino, ambos (in memória), que foram violonistas de serenatas, e o Sanfoneiro Chico Triunfo, hoje residente em São Paulo e já distante dos acordes.
O trabalho que já teve boa parte de suas imagens coletadas começará a ser editado em breve, e será o primeiro de uma série de documentários que a equipe pretende produzir, os trabalhos realizados têm no pano de fundo a Associação Cultural Xique-Xique, ONG que entra no cenário de entidades da cidade e tem um propósito sócio-cultural, formada por músicos, produtores, brincantes e agitadores culturais, a Ong completará dois anos de registro, porém, antes do registro tem vários trabalhos relaizados por seus membros em outros momentos.
Essa é a oportunidade de muitos conhecerem e descobrirem um universo oculto existente entre as manifestações culturais da cidade de Potengi, e com certeza, vale a pena conferir o trabalho, que tem exibição prevista para as comemorações do aniversário da cidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Documentário sobre Reisado do Sassaré começa a ser gravado





O quinto documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” registrará o reisado de caretas de Potengi, mais conhecido como o Reisado do Sassaré, liderado pelo Mestre Antônio Luiz. O Reisado de Caretas ou de Couro é um dos poucos da região do Cariri.

Os brincantes do Reisado usam máscaras confeccionados em madeira e couro para dançar ao ritmo da música que é marcada por pisadas fortes. De acordo com o Mestre Antônio, o acervo de máscaras vem desde a criação do grupo quando ele ainda tinha 18 anos, atualmente o mestre tem 54 anos.

As primeiras gravações aconteceram no ultimo sábado, dia 12, na casa do Mestre numa descontraída e produtiva conversa. As próximas gravações terão continuidade no dia 19 deste mês, aonde serão feitos os registros das danças e entremeios.

O projeto “No Terreiro dos Brincantes” é uma iniciativa da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e tem a parceria do Coletivo Camaradas. Para a produção desse documentário a Prefeitura de Potengi também entrou na parceria. O projeto tem como objetivo produzir pequenos documentários sobre as manifestações da cultura popular mostrando além dos aspectos artísticos e estéticos, o contexto social aonde acontecem às brincadeiras. O material é um importante recurso pedagógico para ser usado em sala de aula e uma importante fonte de pesquisa para pesquisadores da área.

Documentários já produzidos:
Mulheres do Coco
Mestra Zulene Galdino
Reisado Dedé de Luna
Mestre Círilo

Serviço
Para adquirir os documentários solicite por escrito cópias na PROEX/URCA
Campus Pimenta